• cabecalho1
Erro
  • JLIB_DATABASE_ERROR_FUNCTION_FAILED
Imprimir

Origem do Crocodilo

Origem do Crocodilo


É um dos ex-votos mais antigos neste Santuário, pois já referido num documento de 1711.

Segundo consta, teria vindo da Índia, trazido por um homem oriundo desta região e devoto da Sr.ª da Lapa.

Ao ser atacado pelo animal, ele invocou a protecção de Nossa Senhora e conseguiu matá-lo.

Em sinal de reconhecimento, teria trazido a pele com que se reconstituiu o animal que é, sem dúvida, uma das singularidades deste Santuário.


A Lenda do Sardão da Lapa


Como aqui não há crocodilos, mas a sua configuração é semelhante à dum sardão ou lagarto, o povo, com o tempo, foi inventando a seguinte lenda:

Uma mulher, no alto da serra, foi atacada por um grande sardão. Para se defender, como era tecedeira, atirou-lhe com novelos que o animal foi engolindo, e puxando pelas pontas dos fios que tinha segurado na não, conseguiu que ele morresse asfixiado.


Restauro em Maio 2008


O estado de degradação com o decurso de séculos, obrigou a uma intervenção de restauro. Ultimamente era visto pendurado e com a pele pintada de verde. Como este animal nem é verde nem é voador, tentou-se uma maior aproximação à realidade.

Numa caixa de vidro, ao lado, encontram-se dois pedaços de pele que, por muito deteriorados, o técnico do restauro achou não deverem ser incluídos nesta reconstituição, mas expostos à parte e tratados de modo a prolongar a sua duração.


crocodilo

  • caminhos fe esquerda
  • Para DONATIVOS pode utilizar o NIB e o IBAN:
    NIB
    0035 0762 0000 3812 7309 5
    IBAN
    PT5000 3507 6200 0038 1273 095
  • LAPA, terra de HISTÓRIA, LENDA e FÉ