Casamentos

Procedimentos:

É necessário apresentar dois documentos: licença do Bispo de Lamego, a qual, em princípio, deve ser pedida pelo Pároco que organizou o Processo religioso, e também apresentar um documento do Registo Civil, passado pela Repartição que organizou o respetivo Processo Civil.

Se os noivos organizaram o processo religioso fora desta diocese, então terão de obter primeiramente uma licença do Bispo dessa outra diocese e, com esta, pedir a necessária licença ao Bispo de Lamego. Neste caso, se enviarem, com a devida antecedência, a primeira licença para o Santuário, este, para facilitar, poderá encarregar-se de obter a segunda.

A preparação a fazer para o casamento católico, é da responsabilidade do Pároco que organiza o processo religioso.

Os noivos deverão trazer sacerdote para a realização do casamento.

São necessárias duas testemunhas, e só duas, e de maioridade, para assinarem a ata de casamento, as quais devem vir munidas do Bilhete de Identidade ou cartão de cidadão. Se se apresentarem mais testemunhas, só duas poderão assinar.

A reserva para o casamento no Santuário, deverá ser feita com antecedência e só poderá marcar-se em dia e hora livres de outras atividades.