Baptizados

Procedimentos:

Os pais da criança devem dirigir-se ao Pároco da sua residência para, através dele, pedirem uma licença ao Sr. Bispo de Lamego.

Se os pais residirem numa paróquia fora da diocese de Lamego, então têm de pedir uma primeira licença ao Bispo da sua diocese, e uma segunda ao Bispo de Lamego. Neste caso, depois de obterem a primeira licença, se a enviarem com antecedência para o Santuário, este, para facilitar, poderá encarregar-se de obter a segunda.

A preparação para o batizado é da responsabilidade do Pároco dos pais da criança, o qual dará a informação, por escrito, de que os pais fizeram essa preparação.

Os padrinhos devem trazer consigo uma declaração de idoneidade, passada pelo Pároco da sua residência.

A família da criança deverá trazer sacerdote para ministrar o batizado, se tiver facilidade de o conseguir. Se não tiver essa facilidade, deverá combinar esse serviço com o Reitor do Santuário.

A reserva para a realização do batizado no Santuário, deverá fazer-se com antecedência e só poderá marcar-se em dia e hora livres de outras atividades.